Tuesday, December 24, 2013

"O Quebra-Nozes" - "The Nutcracker"



Olá gente – Hello people

Como a temática natalícia que explorei, na maquilhagem, foi “O Quebra-Nozes” acho por bem explicar um pouco a história.

É na realidade um ballet em dois actos utilizando a Op. 71 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky e estriou pela primeira vez em 1892.

Esta conta a história de uma menina chamada Clara e a sua noite de Natal.
Começa supostamente com a “montagem” da árvore de Natal e toda a preparação para a consoada.
Clara, o seu irmão Fritz e sua irmã Louise esperam no salão cumprimentando as visitas. Entretanto entra um estranho indesejado que mais tarde é relacionado com uma das visitas. O padrinho de Clara, Drosselmeyer.
Este Drosselmeyer era um homem misterioso que construía brinquedos para os dar na noite de Natal. Apresentando as criações do ano, Drosselmeyer põe os seus brinquedos a dançar.
Um desses brinquedos é um Quebre-Nozes, o qual oferece a Clara.
Num acesso de malvadez o seu irmão Fritz tira-lho e parte-o.
Mas Drosselmeyer tem solução. Ata um lenço mágico à volta do boneco e aconselha Clara a deixa-lo descansar.(*1)

Por fim a hora de dormir chega e todos os convidados regressam a casa. Mas Clara está demasiado excitada para ir dormir e regressa ao salão para estar com o seu Quebra-Nozes. Depois de dançar um pouco com o seu boneco guarda-o.

Mas quando quer regressar ao seu quarto repara que tudo tem mais que o dobro da altura. A árvore, os armários, as escadas e mesmo à sua frente tem um Rei Rato maior que ela que a tenta agarrar. Como não consegue chama o seu exército de ratos, mas Clara consegue refugiar-se atrás das muralhas dos soldadinhos. A Liderar esta brava companhia está o seu querido Quebra-Nozes que também cresceu.
Depois de os ratos derrotados Clara, agora a Fada do Açúcar atravessa a árvore de Natal com o seu querido príncipe Quebre-Nozes para o país dos sonhos.
Aqui conhece novos amigos de todo o mundo e vive para sempre com o seu querido príncipe.

*1 – Por vezes quem faz este passo é o estranho criado de Drosselmeyer.

Se quiserem ver, em vez de ler, aconselho o filme “The Nutcracker” de 1986 ou então aquele em que o quedra-nozes é interpretado pelo “sozinho em casa”.

No comments: